domingo, 19 de julho de 2015

Prova da II Unidade (Turma 2º E)

Escreva um texto dissertativo, com o mínimo de 10 linhas, expondo os motivos que levaram a Holanda a atacar o litoral brasileiro no século XVII.






PERÍODO: 20/07 - 01/08.

OBSERVAÇÕES: Não será aceito postagem fora do prazo, assim como também, cópias da internet, livros ou revistas. O objetivo desse trabalho é fomentar a produção textual, e não, a colagens de trabalhos alheios.
Vale lembrar, que no Brasil, plágio é crime!

39 comentários:

  1. Primeiramente porque a Holanda havia se tornado independente em 1581 o que libertou
    Holanda do domínio espanhol e que também levou o rei Filipe II bloquear a comercialização de suas colônias com os holandeses que faziam parte do negocio do açúcar, e como a economia da Holanda era basicamente de produtos coloniais, então os holandeses revidaram atacando as embarcações espanholas, e principalmente invadindo as colônias espanholas, colônias essas que ficavam na Ásia e na America, entre estas colônias estavam a da Bahia e a de Pernambuco que na verdade pertenciam a Portugal mas devido a união Ibérica, passaram a pertencer a Espanha, e como a Holanda estava em busca de açúcar, invadiram primeiramente a Bahia, mas não ficaram muito tempo, pois os colonos portugueses lutaram contra e conseguiram expulsar os holandeses, os holandeses também tentaram invadir Pernambuco que era o que mais produzia açúcar na colônia, desta vez a invasão foi bem sucedida e conseguiram ficar por bastante tempo aproximadamente de 1930 a 1954 com a presença dos holandeses no nordeste as rotas comerciais foram reativadas, o controle sobre os negócios do açúcar, e sobre os escravos africanos, más em 1645 depois de muitas lutas os colonos portugueses junto com a ajuda de Portugal e da Inglaterra conseguiram expulsar os holandeses, que foram para as Antilhas e lá produziram um açúcar melhor que o produzido aqui no Brasil se tornando um concorrente de peso.

    alunos: Kelvis da Silva, Luana Gabrieli, Luis Augusto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. professor o certo seria "...bastante tempo aproximadamente de 1630 a 1654..."

      Excluir
    2. As questões foram respondidas, porém, precisa ter muita a tenção com a organização do texto. Tem que ter cuidado com a utilização da pontuação, pois ela é extremamente importante para elaboração de um texto organizado e agradável de se ler.

      Excluir
  2. A invasão dos holandeses foi uma ação militar, feita por uma empresa comercial, Companhia das Índias, que teve vários motivos. O conflito deu início na União Ibérica, no caso, a união das Coroas da Espanha e de Portugal, no período de 1580 e 1640, quando Portugal e suas colônias estiveram registrados nos comandos da Coroa espanhola. Pelo fato da Holanda ser inimiga da Espanha, o governo espanhol proibiu os holandeses de comerciarem o açúcar brasileiro. No Brasil, a lavoura da cana-de-açúcar, era feita com tecnologia e capitais flamengos (holandeses). Os holandeses refinavam o açúcar brasileiro e exportavam para o resto do mundo, ações que eram mais lucrativas na atividade canavieira. Por causa das invasões, os comerciantes holandeses queriam conquistar as terras produtoras da cana-de-açúcar, voltar o comércio e o refino que tinha sido proibido para eles. Depois de muitas guerras, em 1654 os colonos portugueses conseguiram expulsar os holandeses do território brasileiro.


    Alunas: Janaína Dultra, Vitória Anjos

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. A invasão dos holandeses no brasil, começou pela região do nordeste,como primeira tentativa de invasão,invadiram o território de Salvador na Bahia, houve uma reação contra o exercito holandês muita intensa,os Bahianos encurralaram os holandeses e impediram sua entrada e seu avanço para o interior do estado, expulsando de vez seu exercito na costa Bahiana em 1625, consequentemente, as invasões não param por ai, a cidade foi ameaçada duas vezes, porem saquearam diversos navios de mercadoria. Houve invasões holandesas em 3 períodos: O primeiro foi o fato do enfrentamento militar entre Holandeses e Portugueses, porem, os Holandeses conseguiram conquistar a Paraíba, Rio grande do norte e Itamaracá. O Segundo fato foi, o governo de Mauricio de Nassau, mandado pelo governo Holandês, para organizar uma nova colônia no Local, também e reconhecida como ‘’Idade de Ouro’’. O Terceiro foi o fato das guerras de restauração, e também foi marcado pela expulsão definitiva do exército holandês no território Brasileiro. A principal razão do enfrentamento, invasões no Brasil, foi a União Ibérica, porque os holandeses queriam estabelecer suas principais maneiras de se enriquecer, que era a exploração de escravos, e também os engenhos de açúcar.

    Componentes do Grupo: Yuri Bispo, Alan Matos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não explica os motivos que levaram a Holanda invadir o Brasil no século XVII.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. No século XVI, a Holanda estava sob domínio espanhol. As invasões holandesas ao nordeste brasileiro se deram quando a Holanda se tornou independente da coroa espanhola em 1581, com a criação da República das Províncias Unidas. O ocorrido levou o então atual rei da Espanha, Filipe II, a obstar o comércio de suas colônias com a Holanda, impondo-lhes assim, um bloqueio econômico, o que foi bastante nocivo à economia holandesa, já que entre essas colônias estava o Brasil, e no Brasil a Holanda comandava a produção açucareira, o acontecido ficou conhecido como ‘’o embargo espanhol’’. Subsequentemente, a Holanda criou a chamada Companhia das Índias Orientais, e posteriormente a Companhia das Índias Ocidentais, que eram empresas encarregadas pelo comércio com países do oriente e do ocidente, respectivamente. Em reação ao embargo espanhol, a Holanda invadiu, em 1604 a cidade de Salvador, e em 1630 Pernambuco. Na Bahia eles não foram bem sucedidos devido à luta dos luso-brasileiros, porém em Pernambuco eles permaneceram mais tempo, até 1654, quando se renderam, porém essa dita rendição foi seguida de inúmeros acordos assinados entre os governos de Portugal e Holanda, e só foi oficial após o último, em 1669, onde Portugal abriria mão de aproximadamente 63 toneladas de ouro para ter de volta o nordeste brasileiro.

    Equipe; Camile Bueno, David Bueno e Emille Santos

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Durante o século XVII a Holanda invadiu o litoral nordestino brasileiro causando muitos problemas, essa invasão foi dada por causa de plantações de cana-de-açucar.
    Essa invasão teve inicio na época da Ibérica.
    Com todo esse conflito o maior objetivo dos holandeses era dominar as plantações açucararas e para conseguir isso eles faziam de tudo para atrapalhar a comercialização do açúcar brasileiro.
    Em 1624 e 1625 oh holandeses se concentrou para conseguir invadir salvador, com êxito eles conseguiram e dominaram a capital, causando grandes transtornos aos moradores que com bastante medo e apreensivos mudaram-se da capital para o interior.
    Alguns anos depois os holandeses se concentraram para invadir Recife e Olinda novamente eles tiveram êxito, pois intensificaram suas forças, mais os índios inovaram suas estratégias e aos poucos foram dominando seu território novamente foi ai que os holandeses decidiram se retirar.
    Antes disso ocorrer os holandeses dominaram as plantações só que seus planos falharam pois o açúcar não deu o lucro esperado resultando em uma crise.


    Alunas: Adriele Souza, Eduarda Lima, Ana Camile

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O texto não responde os motivos que levaram a Holanda invadir o Brasil. Motivos esses, que estavam relacionados com a União Ibérica, a independência dos países baixos, em que a Holanda faz parte e a proibição deste país participar dp comércio do açũcar no Brasil.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Os holandeses no século XVII planejaram várias invasões ao litoral brasileiro. A primeira tentativa de invasão foi em 08 de maio de 1624, na cidade de Salvador, Bahia. Mas os holandeses não conseguiram permanecer na cidade por muito tempo, pois os luso-brasileiros teve reforço de tropas espanhola e guerreiros indígenas impedindo seu avanço para o interior, e expulsando-os definitivamente em 1625. As investidas holandesas contra Salvador, porém não pararam, a cidade foi ameaçada duas vezes em 1627, quando assaltaram diversos navios aportados. Na segunda investida holandesa, em 1630 invadiram a capitania de Pernambuco, capitania tal mais atraente da época devido á produção açucareira, onde se encontrava os principais engenhos da colônia, e passaram a chamá-la de Nova Holanda. Onde os holandeses ficaram por muito tempo. Entre 1645 e 1654, foi à guerra de restauração e a derrota definitiva das forças holandesas.
    Os motivos que levaram a esse ocorrido foi o conflito das relações comerciais entre os governos de Portugal e Holanda, causando grandes prejuízos aos holandeses. E como primeira reação ao embargo espanhol, os holandeses decidiram investir militarmente contra algumas regiões que pertencerão á União Ibérica. Então esse ataque tinha relação com a situação econômica da Holanda. Apoderar-se do nordeste brasileiro, significava, principalmente, a possibilidade de manter o controle sobre o lucrativo negócio do açúcar e dos escravos.

    Alunas: Larissa Martins, Ingrid Evaristo e Alana Dias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://blog.educacaoadventista.org.br/robsonaleixo/arquivos/holandesas.pdf

      Excluir
  14. Na época, o que levou os holandeses a atacar o litoral brasileiro, foi conseqüência da União Ibérica, que foi o embargo espanhol e o comercio do açúcar, começou no século, XVI, quando a Holanda e alguns outros territórios do norte europeu que eram dominados pelo Rei Felipe II, rei espanhol, conquistaram a independência por meio da proclamação da república.
    Com isso Filipe II proibiu seus produtores e comerciantes de negociar com a Holanda, querendo causar uma falha econômica neles, pois a Holanda era parceira de Portugal no comercio açucareiro, distribuindo, transportando, refinando e controlando lucros, isso fez com que os holandeses planejassem a ocupação do nordeste brasileiro, que desfez o embargo espanhol e reiniciou as rotas comerciais.

    Alunas: Dailiane Borges, Laiane Borges e Raymara Borges.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Texto muito resumido.
      O início ficou muito confuso.

      Excluir
  15. Depois que a Holanda se tornou independente da Espanha, como represália Filipe II, proibiu os produtores e comerciantes de suas colônias de negociar com holandeses. A Holanda revidou investindo militarmente contra algumas regiões da União Ibérica.
    No ano de 1621, espelhando-se na companhia das Índias Orientais, um grupo de mercadores holandeses criam a companhia da Índias Ocidentais, com a sua criação nasceu a necessidade de expandir o comercio holandês, que enxergou no Brasil uma grande oportunidade, com um produto bastante cobiçado: o açúcar. Além de infraestrutura, engenhos, mão de obra, escravos, e, também pelo fato do Brasil estar enfraquecido com os constantes conflitos entre Portugal e Espanha.
    O conselho que dirigia a companhia das Índias Ocidentais, votam por atacar o Brasil (Uma ocupação parcial, já que limitaram os centros urbanos e engenhos de açúcar), com seu principal motivo o lucro comercial

    Alunas: Shirley costa, Maiane Leal e Fernanda kennia C. conceição

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://pt.slideshare.net/wagner1980/unio-ibrica-49894313
      Gostaria que vocês escrevessem com as próprias palavras.

      Excluir
    2. eu não vi no slideshere, na verdade eu fiz meu texto de acordo com o que entendi no livro. entendi, não copiei do livro.

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. O Litoral brasileiro foi invadido duas vezes pelos holandeses.
    A primeira tentativa de invasão, ocorreu em 1624, na cidade de Salvador, no estado da Bahia. Mas não durou muito tempo. Um ano após terem chegado em Salvador, foram expulsos sem muitas dificuldades, com a ajuda de tropas espanholas e guerreiros indígenas e as forças luso-brasileiras, que ajudaram a impedir que a ocupação durasse muito tempo. Com a expulsão dos holandeses da Bahia em 1625, uma empresa comercial, Companhia das Índias Ocidentais teve um alto prejuízo financeiro. Mas em 1628, os holandeses assaltaram uma frota de navios carregados, que com isso foram compensados e com esse assalto refizeram seus planos para atacar o Brasil novamente.
    A segunda tentativa de invasão, ocorreu em 1630, no litoral pernambucano. Os holandeses vieram com uma poderosa esquadra para conquistar Pernambuco, por ser bastante atraente por ter uma grande produção açucareira. Mas em 1654, depois de ocorrer muitos confrontos, os holandeses foram expulsos pelos os colonos portugueses ( apoiado por Portugal e Inglaterra ), que acabaram totalmente com as forças holandesas.
    O motivo que levaram a invasão foi a relação entra a Espanha e Portugal. Como a Holanda era inimiga da Espanha (onde existiam países baixos que lutavam por sua independência), com isso o governo espanhol decretou a proibição da comercialização do açúcar brasileiro. Causando uma grande situação econômica na Holanda. Outro motivo, é que com as invasões os comercializantes holandeses queriam conquistar as áreas que produziam a cana-de-açúcar e retomar o comércio de açúcar que havia sido proibida a eles.

    Alunas: Deise Santos, Marielly Karinne, Raquel Araujo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que a Holanda era inimiga da Espanha? O que a União Ibérica tem a ver com isso?

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. REAIS MOTIVOS DA INVASÃO HOLANDESA


    Inúmeros motivos leva um país a atacar outro, tais motivos podem ser: religiosos, políticos, econômicos, culturais. Motivos pelos quais uma nação desenvolver um ódio uma ira para com a outra. Ao analisar os motivos que levarão a Holanda atacar, invade e domina o nordeste brasileiro, percebe-se que foram meramente interesses político-econômicos.

    Ao declara-se independente da Espanha em 1581, a Holanda sofreu avassaladores embargos econômicos do governo espanhol, tais austeridades políticas e econômicas veio a vítima economicamente a Holandesa, que por sua vez está envolvida em um lucrativo e grandioso comércio do açúcar, ao sofre grades prejuízos econômicos a Holanda viu-se na necessidade de recupera sua economia movida pelo comércio açucareiro, administrado pela companhia das índias. Para isso investi maciçamente no poderio militar, desferindo inúmeros ataques e evasões as colônias pertencentes a Espanha, tais quais veio a invadir e domina o nordeste brasileiro em 1654, sobre tudo a capitania de Pernambuco.

    Por tanto conclui-se que, o quer mover um país e a política e economia e a mesmas teve influência principal ao leva a Holanda ataca o nordeste brasileiro pertencente a Espanha.

    Emerson Leite da Silva*
    Thiago de souza Silva*
    João lucas Alves dos Santos*
    João Vitor*

    Estudantes do CEPESF 2º ano turma 2ev.
    trabalho apresentado a disciplina de história,Dias D`Ávila 2015.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. prof. o termo certo é ' veio vítima economicamente a Holanda ,"

      Excluir
    2. Em que contexto histórico a Hlanda se tornou independente da Espanha? O que a União Ibérica tem a ver com isso?

      Excluir
    3. Precisa ter mais atenção com a pontuação e os erros de português.

      Excluir
    4. segundo o site wikipedia.org, a Holanda torno-se independente nos seguintes contexto :"Os Países Baixos pertenciam ao império espanhol, mas o Conselho de Regência de Filipe II rompeu com os nobres locais, que foram excluídos do governo. Altos impostos, desemprego e temores da perseguição católica contra os calvinistas criaram uma perigosa oposição, esmagada pelo duque de Alba em 1567 com um reino de terror e pesada tributação."
      Eis minha resposta para vossa pergunta.Porém sobre a segunda pergunta não possuo leitura sobre determinado assunto.

      Gostaria que o Sr. me explica-se, deis de já agradeço.

      Excluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Brasil e Portugal passaram 60 anos (1580-1640) governados pela Europa, pois a Espanha passou a obter controle sobre Portugal e suas colônias. No século XVI a Holanda e outros territórios eram de domínios do rei espanhol. Em 1581 a Holanda deixou de ser colonizada pela Europa, com isso o rei não queria que nenhum dos pertencentes da colônia europeia fizesse negócios comerciais com a Holanda, tendo como interesse principal de gerar um bloqueio nas economias da Holanda, o que levou a tal proibição ser denominada como Embargo Espanhol. Isso causou grandes prejuízos a Holanda que havia investido muito nas produções de Cana de açúcar no Brasil, também tinha parte no comercio do Pau Brasil, algodão e couro. Daí após o decreto do rei de Portugal decidiram invadir o Brasil, embora não tivesse interesse de prejudicar a Espanha. A Holanda então, com objetivo de se vingar da Espanha iniciou invasões a três localidades: Costa da África em 1595, Salvador em 1604, 1624-1628 e Pernambuco de 1630- 1654. O objetivo real da Holanda era lutar pelo controle do meio açucareiro pois isso lhe rendia ganhos de significativos lucros para seu país.

    - Aniele Conceição, Bruna Eduarda, Sarah Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. A Holanda deixou de ser colonizada pela Europa?
      Ha momentos que o texto está confuso. "Após o decreto do rei de portugal decidiram invadir o Brasil, embora não tivessem interesse de prejudicar a Espanha".

      Excluir