quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prova da I Unidade (Turma 1ºG Vespertino)

Escreva um texto dissertativo, com o mínimo de 25 linhas, expondo as teorias que afirmam como os primeiros povos chegaram na América há milhares de anos, e explique o que os arqueólogos brasileiros dizem sobre a chegada desses povos no território que hoje é o Brasil.





PERÍODO: 12/05 - 14/05.

OBSERVAÇÕES: Não será aceito postagem fora do prazo, assim como também, cópias da internet, livros ou revistas. O objetivo desse trabalho é fomentar a produção textual, e não colagens de trabalhos alheios.
Vale lembrar, que no Brasil, plágio é crime!

Valor: 04 pontos.

16 comentários:

  1. Como os primeiros povos chegaram a América

    Os primeiros povos chegaram na América pelo estreito de Bering, que através da diminuição do nível dos oceanos, formou uma ponte de ligação de um lado para o outro (Ásia a América)os dois pontos se encontram separados por 85km.
    Os povos da América chegaram com suas embarcações em busca de explorar a riqueza da terra, ao chegar na terra eles se encontraram com os povos indígenas e se assustavam por causa da forma que eles estavam, eles exploravam a cultura desses povos, as primeiras explorações nessa terra foi do Pau-Brasil a 500 anos ; o Pau-brasil extraia uma tinta vermelha onde enteressava os portugueses, porque utilizava para pintar os tecidos, os indígenas fazias as trocas em mãos de obras.
    Os arqueólogos afirmaram que ainda não existe nenhuma verdade concreta pois os estudos podem mudar de direção a qualquer tempo, mas ja sabem que, está povoação tem uma grande importância cultural e teve um grande crescimento da agricultura.
    Através do conhecimento que foram as exploração do território Brasileiro eles afirmam também por causa das riquezas que tinham na terra, trabalha na lavoura da cana de açúcar na onde eles foram em busca dos povos que sabia trabalhar em lavouras de cana de açúcar.
    Os arqueólogos relatam que os homens se alimentavam de pesca, caça e frutos. Esses homens habitaram em cavernas e cabanas de madeira e palha.

    Colégio: Estadual Edílson Souto Freire
    Componentes: Lívia Alves, Luana Magnavita, Camila Santos, Maylane Santos, Raquel Pereira.
    Turma: 1° ano G

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Não atingiu a quantidade mínima de linhas.
      -O texto não respondeu praticamente nada da questão.

      Excluir
  2. Foi no continente africano que surgiram os primeiros humanos, segundo alguns cientistas, e ai em diante eles saíram descobrindo outras regiões. O continente Americano foi o último a ser povoado pelo ser humano. A seguir apresentaremos algumas teorias sobre a chegada do homem no continente Americano.
    Teorias de como os primeiros povos chegaram na América:
    De acordo com a teoria do estreito Bering, o homem teria chegado por meio do tal estreito, a chegada do homem ocorreu há 50 mil anos quando os grupos atravessaram o estreito, nele havia uma ponte de gelo que unia os extremos, facilitando a passagem. Pesquisadores concretizaram que seres de tipo Mongol havia atravessado o continente americano passando por uma ponte de gelo entre o Alasca e a Sibéria. A idéia mais polêmica é que o homem chegou ao Brasil pelo mar, muitos acreditam que a viajem foi feita por pequenas embarcações. Portanto, essa teoria crê na possibilidade de uma travessia pelo oceano pacífico, o protetor da ideia rebate que o estreito de Bering não foi o único estado seguido. Segundo os tais os primeiros povos seguiram da Austrália e da Oceania, rotearam em pequenas embarcações pela Ilha da Polínesia e entraram na América do sul . Seria mais fácil para nossos ancestrais criar uma tecnologia para navegar do que para enfrentar o frio do Alasca.
    O que os arqueólogos dizem sobre a chegada desses povos no território brasileiro?
    Os arqueólogos ainda não tem uma resposta certa, para os pesquisadores, não há uma única teoria correta, o mais aceito é que o homem veio através dos três caminhos, e não apenas por um.. Mas eles apontam como a ideia mais “verdadeira” para eles, é de que o grupo teria saído da Ásia andando pela América e parado nas praias que aqui encontraram.
    Sem chegar a um consenso final, as pesquisas arqueológicas e paleontológicas continuam na América. Cada dia, novas descobertas vão ampliando o debate sobre os povos formadores do nosso continente. Dessa forma, muitos vestígios pré-históricos americanos ainda esperam seu encontro com o homem contemporâneo.
    Curiosidade: Os fósseis são as principais fontes utilizadas pelos arqueólogos. O fóssil não é parte do ser vivo, alguns minérios, com o tempo substituem o material orgânico, preservando a forma original do ser vivo. No Brasil, foi encontrado um fóssil de um crânio humano do sexo feminino no município de Lagoa Santa, em MG, ainda na década de 70, chamado pelos pesquisadores de Luzia. Uma universidade reconstruiu o crânio de Luzia e se supreenderam pelos traços negroides que ela possuía, o nariz largo, olhos arredondados e lábios grandes São características que a fazem parecida com os habitantes de algumas regiões da África e da Oceania .

    CEPESF
    Componentes da equipe: Evelyn Carolyne, Mayane Lima, Ana Clara, Júlio César, Maria Paula e Bruna Gabriele



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Cuidado com a organização do texto.

      http://www.sohistoria.com.br/ef2/origemhomem/

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Na atualidade existem duas teorias que buscam mostrar como os primeiros povos chegaram à America. A primeira, fala do estreito de Bering, nessa teoria, ocorreu na era glacial, e com a era glacial o nível do mar abaixou, e criou uma ponte de terra e gelo ligando a Ásia com a America do norte, essa ponte ajudou os primeiros povos a se locomover ate a America. Hoje o estreito de Bering e localizado entre o Cabo Dezhnez e o Cabo Príncipe de Gales. Já a segunda teoria transoceânica afirmou que, os povos que habitavam a região da Oceania deslocaram-se para a America em barcos que eram conduzidos pelas correntes marítimas do oceano pacifico, dando a eles os deslocando até America. O estreito de Bering hoje liga o os oceanos pacifico e ártico, o foco principal dos arqueólogos, e tentar comprovar a tese de Jose de costa, mais os arqueólogos não descartam as hipóteses da ponte de terra. Assim como não descartam a possibilidade de terem vindo de barco na teoria transoceânica, essa teoria desenvolvida pelo antropólogo Walter neves durante vinte anos. Alem de haver uma teoria não muito trabalhada também e a de Teoria Malaio-Polinésia, essa teoria afirma que as antigas tribos tinham usado canoas primitivas, e que iam de ilha em ilha em direção ao leste, ate chegarem a America, quem defendeu essa tese foi o antropólogo Francês Paul rivet, que não desmentiu a teoria de Bering, mais acrescentou que os primeiros povos vieram de mais de uma forma para a America, ou seja, assim como vieram do estreito de Bering, também podem ter vindo da forma transoceânica. Mas isso leva a crer que, se os primeiros povos vieram por mais de um local, a chances de terem achado mais formas de se locomoverem ate a America, já que todo dia vários arqueólogos acham vários outros fosseis hominídeos Porem os arqueólogos brasileiros levantam hipóteses sobre a chegada dos primeiros povos no território brasileiro, um exemplo disso foi o estudo de fosseis encontrado no primeiro centro de pesquisa arqueológico de Minas Gerais na Lagoa Santa em 2005, que ajudou na descoberta e comparação de fosseis, isso levou os arqueólogos a presumir que como os crânios descobertos na Lagoa Santa eram semelhantes aos primeiros povos que vieram para a America, Luzia (nome do mais antigo fóssil humano) encontrada em 1975 que obviamente tinham vindo na primeira migração, pelo estreito de Bering. Já que os fosseis são umas das principais fontes utilizadas na pesquisa, foi uma evolução bem grande na pesquisa em Lagoa Santa.
    Muitos arqueólogos acreditam que o Brasil foi um dos pontos em que os primeiros povos conseguiram se adaptar, pela grande variação de alimentos, terras, etc. Mas ainda não é possível dar uma conclusão do tempo e do local exato de onde passaram,
    Pois a toda hora estão descobrindo mais fosseis dos primeiros povos em todo lugar. E alguns cientistas acreditam que os primeiros povos que ocuparam o Brasil vieram da Ásia e atravessaram os lugares que como a Sibéria em busca de novas terras, já que onde eles habitavam, tinha sido atingido pela era glacial, que resultou na migração deles para a America e então a chegada deles ao Brasil, os arqueólogos dizem que alguns povos indígenas carregam consigo ligações genéticas bem obvias aos de aborígenes de povos australianos

    C.E.P.E.S.F
    alunos: David Diogo,Émile conceição, Pedro Henrique, Emanuel Levi, Raulino Vinicius, Fernanda Cardoso,Daiana Bueno,Abimael.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Cuidado com a acentuação das palavras.
      -Belo texto!

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Colégio Estadual Professor Edílson Souto Freire
    Data :12/05/2017
    Professor:Wagner Aragão
    Série :1anoGV
    Alunos : Fernanda Souza, Talita Santana, Douglas Barbosa,Leila Batista,Breno Lima,Thamires Silva.

    Existem várias teorias que tentam dar uma explicação detalhada de como, quando e por qual rota o homem chegou à América. Umas sendo analisadas, outras consideradas absurdas, outras totalmente descartadas e outras praticamente aceitas, como é o caso da rota ter sido pelo Estreito de Bering.
    Pesquisadores afirmam que os nossos ancestrais acessaram o continente americano começando pela Sibéria, atravessando o Estrito de Bering (Beríngia),mostrando assim que eles estavam mudando sempre de território, conseguindo assim acesso a vários continentes. Mesmo com todo esse tempo o Brasil ignorando parte do seu passado, acredita - se que já estamos aqui há muito mais tempo. Antes do descobrimento já haviam civilizações que segundo os arqueólogos deixaram seus vestígios mostrando a sua existência no país. Até em meio aos ossos de outros mamíferos, foi achado fósseis de humanos no Brasil.
    Há várias teorias mas a mais aceita são que os grupos que atravessaram a Ásia chegaram por aqui, porém ainda há discordância, sendo que as outras teorias não tem como prova os fósseis humanos. O que se sabe é, que bem antes do " dito " descobrimento havia mesmo civilizações no solo brasileiro. A comunidade de cientistas dá o tempo em que os povos começaram a chegar na América pela existência de rotas de navegação e pela quantidade de ondas migratórias que teriam povoado o continente. Já os arqueólogos brasileiros dizem que o território brasileiro foi povoado pelos primeiros povos há muito tempo e para essa afirmação eles tem base.
    Segundo Prous(arqueólogo) eles acreditavam que os paleoíndios haviam sido os primeiros habitantes do continente. Desta forma, Prous aponta que algumas pesquisas mostram que já havia presença humana entre 11.500 e 13.000 anos atrás na América do Sul principalmente no Monte Verde(Chile),Lapa de Boquête(Minas Gerais), Santa Eliana(Mato Grosso) no nordeste e no Monte Alegre (Amazônia). Os pesquisadores entraram em acordo que os povoadores da América chegaram pela Beríngia,o que foi reforçado com descoberta de sítios arqueológicos,como Cactus Hill localizado nos Estados Unidos que datam entre 12.000 e 25.000 anos,que contém vestígios ao qual comprovam a existência de ocupação neste período.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Não atingiu a quantidade mínima de linhas.
      -Onde fica o Estreito de Bering?
      -Quais seriam as rotas de navegação?

      Excluir