quarta-feira, 3 de maio de 2017

Prova da I Unidade (Turma 3ºB Matutino)

Escreva um texto dissertativo, com o mínimo de 30 linhas, expondo a situação política, econômica e social da Europa no início do século XX, que gerou um clima de tensão, tornando a primeira Guerra Mundial algo inevitável.






PERÍODO: 12/05/ - 14/05.

OBSERVAÇÕES: Não será aceito postagem fora do prazo, assim como também, cópias da internet, livros ou revistas. O objetivo desse trabalho é fomentar a produção textual, e não a colagem de trabalhos alheios.
Vale lembrar, que no Brasil, plágio é crime!

Valor: 04 pontos.

9 comentários:

  1. Avaliação de História

    No início do século XX, na Europa havia uma sensação de confiança entre as pessoas, onde achavam que a Europa tinha um grande domínio nos continentes. Mas era apenas uma forma de disfarçar os problemas econômicos, sociais e políticos. Ao decorrer do século XX, a Europa perdeu seu grande poder, os impérios europeus buscavam cada vez mais matérias primas para alimentar a sua comercialização e suas industrias.
    A Alemanha passou por um período de desenvolvimento econômico de ótima escala industrial, ela estava produzindo em grandes escalas e se mantendo em primeiras em outras. Esse desenvolvimento se estendeu para parte de navegações, tendo umas das maiores linhas de navegações do mundo, por seu alto crescimento a Alemanha estava colocando a Inglaterra onde ela não sairia vencedora.
    Haviam disputas por áreas e terras, entre as nações europeus, onde eles buscavam não so as terras mais também matéria prima para suas industrias e mercados. Com esse clima de disputas e rivalidade a Europa viu que poderia correr uma guerra a qualquer momento, então com esse clima de tensão e para garantir que não fossem atacadas de surpresa por algum inimigo ela se preparou com armamentos.
    Umas das influencias para que o conflito acontecesse foi também o nacionalismo. Os nacionalismos que reinavam entre os países europeus foram os (pans) eslavismo e germanismo, o primeiro atingia a Rússia e os países de origem eslava e tinha como ideia promover a união desses países, enquanto segundo desejavam unir os países de origem germânica para formar um grande império. Também houve a influência da revanche francesa que buscavam vingar uma derrotar sofrida anteriormente na guerra franco-prussiana, ou seja, para eles, formar uma nova guerra seria uma grande revanche porque almejavam a vitória.
    A situação política no sec. XX, era que a Europa ocidental (franca Inglaterra) eram democracias liberalistas enquanto a Europa oriental (Alemanha Rússia e Áustria-Hungria) era de regimes imperiais autoritários que foi mais uma causa para guerra. O sistema de alianças múltiplas, esse sistema transformou a contenda entre Áustria e servia numa guerra geral, assim fazendo a Rússia vim em favor da Servia e Alemanha acudir a Áustria e a Inglaterra foi arrastada por ter laços com a França, o sistema trazia em si medo e suspeitas, a Europa não poderia suportar-se está dívida em alianças de forças parcialmente iguais isso fazia a própria aliança entre os países perderem sua verdadeira importância. A primeira guerra se tornou algo inevitável após o assassínio do herdeiro do trono Francisco Fernando, porque ele era um homem que futuramente iria se tornar imperador.
    C.E.P.E.S.F
    SÉRIE: 3º B (M)
    COMPONENTES: RAYLAN SANTIAGO, MÔNICA SANTOS, JONAS ESTRELADO, JHONAS PINTO, REBECA DOS SANTOS, THIERRY PAIXÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Não atingiu a quantidade mínima de linhas.
      -Poderia ter detalhado mais os movimentos nacionalistas na Europa.

      Excluir
  2. Durante anos a Europa foi considerada um dos maiores centros econômicos do mundo,Com uma boa localização entre a África e Ásia que de certa forma facilitou seu conhecimento e sua exportação de produtos Europeus.Entretanto no inicio do século XX com a primeira e segunda guerra mundial no território Europeu fez com que sua economia decai se,Por uma grande falta de sustentabilidade devido á conseqüências da guerra, A falta de energia e de petróleo e também com grandes conflitos dos povos europeus que lutavam por seus direitos, fez com que a Europa perde se sua grande liderança entre as outras potencias econômicas como o EUA e China .Com a Europa tendo essa dificuldade em gerar seus recursos ela foi obrigada a optar pela importação de petróleo da Rússia.Mesmo assim a economia da Europa ainda apresentava dificuldade na transações do seu comercio,Tanto que a Europa Oriental deve um decaimento no seu volume de transações comerciais,Mas após a Guerra por um tempo a economia se manteve forte porem entrou em colapso e 1929 que foi de certa forma incompreendida pela liderança política da Europa.
    No período do século XX aconteceram alguns eventos devido à guerra que foi uma conseqüência para Europa onde nações brigavam pelos seus direitos de possuírem colônias,Eles queriam ter o direito de expansão e domínios dentro da própria Europa,Nesse período foi a primeira guerra mecanizada da historia aonde foram praticadas novas formas de combate que obteve um grande numero de mortes que se tornou umas das grandes características da Primeira Guerra Mundial, Onde os conflitos eram longos sem espaço pra qualquer tipo de acordos,Mas a grande causa da Primeira e Sangrenta Guerra Mundial foi por grandes rivalidades das potencias e por seus crescimentos e obsessão pelo poder e crescimento econômico,Com Políticas de expansão e tentativas de ampliar os mercados foi usado matérias primas e mão de obra escrava,A burguesia entrou para ditar leis no pais nesse período a burguesia era economicamente forte tento em mente a ideologia liberal que mostrava os interesses da burguesia , a industrialização tinha atingido países europeus com isso os operários sofria com a pobreza e a falta de garantia de seus direitos tendo visão disso grandes nações industrializadas entravam em disputas de novos mercados colônias,Com o Resultado da primeira Guerra ocorreu o crescimento do fascismo e nazismo na Europa,Com acontecimentos como ,Grandes lutas pelo poder e territórios e disputas por avanços econômicos que desencadeou a Primeira Guerra Mundial.
    C.E.P.E.S.F
    Turma:3ªB
    Turno:Matutino
    Alunos:Marcio Matheus,Luis Fernando,Luis Henrique Bispo,Luis Henrique da Silva dos Santos,Larissa,Aline Mariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Não atingiu a quantidade mínima de linhas.
      -Ter atenção com a utilização de ponto e vírgula.
      -O texto não responde a questão sobre a I Guerra.

      Excluir
  3. Este presente trabalho aborda a situação política, econômica e social que gerou um clima de tensão entre as grandes potências na Europa no início do século xx dando início a Primeira Guerra Mundial.
    O século xx na Europa foi alvo de várias transformações tais como política, econômica e social, essas mudanças modificaram o aspecto da sociedade. A liberdade política foi suspensa pelo poder legislativo nas quais suas atribuições foram reduzidas, deixando suspeito todo o indivíduo que desse a sua opinião contraria ao interesse do estado.
    As privações sofridas pela população causaram deserções, greves embora todas elas fossem consideradas proibidas. A situação econômica no imperialismo buscava explorar a economia e dominação política estabelecida pelas grandes potências disputando novos mercados.
    A rivalidade marcava as relações entre os governos e as potências europeias sendo as principais Alemanha, Inglaterra e França. A disputa por território dentro da Europa e fora dela era para ampliar os domínios desses países, sendo no início do século xx a disputa os principais interessados eram os ingleses e alemães.
    O clima de tensão para começar a Primeira Guerra Mundial era muito grande, pois as grandes potências estavam de olho no território da África e da Ásia, mas o estopim final para guerra começar foi o assassinato de Francisco Ferdinando que era o Arquiduque no trono austro-húngaro ocorrido em 28 de junho de 1914.
    A morte de Francisco Ferdinando provocou uma grande reação militar na Áustria-Hungria contra a Sérvia, a política de aliança causou entrada de outras nações nesse conflito.
    Diante a guerra está batendo na porta dos países principalmente na Europa, iniciou-se a corrida armamentista na qual tinha a intenção de fortalecer seus exércitos onde todos começaram a comprar armas em caso de defesa, caso houvesse um ataque inimigo. Algumas potências fizeram um tratado entre si para se juntarem para atacar os seus rivais.
    França e Inglaterra foram os países com grande poder político e econômico eles comandavam vários espaços e colônias exclusivamente a África e Ásia que eram importantes por que forneciam matérias primas e consumavam produtos industriais, mas a Itália e Alemanha que eram donos de uma forte indústria pretendiam crescer essas colônias, mas deparando-se com várias concorrências, isso causou divergências e assim esses países entraram em rivalidade e a tensão no continente com clima de hostilidade as potências europeias agruparam-se com acordo economia, formando blocos distintos tais como tríplice aliança, tríplice entente, assim então iniciou-se a guerra e saindo vitoriosa a tríplice entente, fazendo assim os Estados Unidos o pais mas rico de todo o mundo, por causa dos empréstimos feitos para os países que entraram em conflito, ou seja os Estados Unidos saiu ganhando por todos os lados.


    CEPESF
    SEIRE: 3º ANO B M
    ALUNOS: MILENA PIMENTEL, GISELE FERREIRA, LAYSA LIMA, JOSIEL FRANCISCO, MAICON DOUGLAS, ATILA SILVA, CIDICLEIVISON, IARA BERNADO, RUDVAN RÊGO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Não atingiu a quantidade mínima de linhas.
      -Não explicou satisfatoriamente, a situação da Europa antes da I Guerra Mundial. Ex: Nacionalismo, Imperialismo, corrida armamentista.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Com a incontestável força dos países imperialistas europeus no séc. XX sobre os demais continentes associando-se a crise capitalista os países europeus precisavam adquirir novos mercados consumidores, matérias primas, mão de obra barata para atingir seus interesses imperialistas, sempre com muita violência sob os continentes Africano e Asiatico com justificativas que se baseavam no darwinismo social que foi uma das ideias mais difundidas para justificar a politica imperialista. Segundo essa concepçao das teses de Charles Darwin as especies evoluiram de especies anteriores, sobrevivendo aquelas que melhor se adaptaram e as mais fortes, assim como entre povos e naçoes, e falavam sobre a superioridade do homem branco sobre os outros povos se achando no direito de domina-los e ''educa-los''.
    Os principais fatores que contribuiram para gerar o clima de tensão e rivalidade entre os países europeus foram: O fato de o século xx está com a economia em uma situação critica. O imperialismo e o nacionalismo. Também,a disputa territorial por ambição de expandir o território, para aumentar seus mercados.
    A Alemanha apesar da unificação tardia se desenvolveu rapidamente superando as produções de ferro e aço da Inglaterra além de desbancar a supremacia naval inglesa fazendo com que a Inglaterra ficasse furiosa por ser colocada pra trás gerando o conflito Anglo-Germanico. A Europa passava por uma disputa muito grande por territorios que houvessem materias primas para fortalecer suas industrias e mercados consumidores, no que geraram varios conflitos por territorios principalmente entre Alemanha, França e Inglaterra no conflito Austro Servio onde a Austria e a Servia disputavam a hegemonia na peninsula Balcanica, sendo que a Austria havia anexado a Bosnia em 1908, area que era cobiçada pela Servia e em 1912, a Austria exigiu a independencia da albania, entrendo em conflito novamentecom os interesses expansionistas da Servia em formar a grande Servia.
    Logo após o conflito Austro Russo quando a russia tinha sido derrotada pelo japao no extremo oriente, e orientou sua politica para os Balcãs, buscando obter monopolio comercial dos reinos balcanicos da Servia, Romenia, Bulgaria e Grecia, conflitando com a Austria, que objetivavaobter as mesmas vantagens comerciais na regiao. Na intençao de alcançar seus objetivos, a Russia aliou-se a Servia na sua politica de formaçao de grande Servia, servindo de aliada contra as pentrensões do imperio Austro Hungaru na regiao. Tambem teve conflitos Russo Alemao que ambicionavam controlarConstantinopla e outras porçoes de territorioturco, pois queriam para si o Imperio Otomano como area privilegiada de comercio.
    Ainda a pretensao Alemã de estender a linha ferrea ligando Berlim a Bagdá envolvia conflitos geopoliticos em torno do estreito de dardanelos e ao mesmo tempo forrtalecia a economia turca e retardava os interesses russos de apoderar-se de areas do Imperio Turco Devido aos nacionalismos exaltados entre os países, começou a corrida armamentista por existirem reais chances de conflitos, no que acrescentou-se articuladas alianças, pela grande tensão que se encontrava a europa, gerando a Triplice Aliança com a Alemanha, Austria-Hungria e Itália contra a Trilice Entente formada pela Inglaterra, Rússia e França, que foram um dos motivos que precederam a Primeira Guerra Mundial.Logo após o Assasinato de Francisco Ferdinando, dito como estopim para o início da guerra

    CEPESF
    SERIE: 3º ANO B M
    ALUNOS: CRISLANE, JOÃO VITOR, EMILY, JONATAS, MARILIA, RAVENA, THAIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. -Lembrando que o Darwinismo social pouco tem a ver com a teoria evolutiva de Charles Darwin. Charles Darwin antes de morrer deixou bem claro que a evolução se dava a partir da espécie que melhor se adaptar ao meio ambiente. Ou seja, não é o mais forte, e sim o mais adaptado que prossegue no processo evolutivo. Além disso, Darwin deixa claro que só existe uma única espécie humana que é o Homo Sapiens. Ou seja, não haveria raças diferentes entre os humanos.

      -NO início do século XX, a Europa não estava em uma situação econômica crítica. Muito pelo contrário. A economia estava em expansão, por isso havia uma busca por matéria-prima e mercado consumidor.

      0O texto tem muitos problemas conceituais.

      Excluir