Atividades do Fluxo IV (História)
Este espaço é destinado às postagens de atividades da disciplina História, para os alunos do Fluxo IV Matutino e Vespertino.
III UNIDADE
ATIVIDADE IV
PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL - (07/10/2025)
Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre o Processo de Independência do Brasil.
Material Complementar:
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
ATIVIDADE III
COLONIZAÇÃO PORTUGUESA NA AMÉRICA - (30/09/2025)
Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre a Colonização Portuguesa na América.
Material Complementar:
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
ATIVIDADE II
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA - (17/09/2025)
Após pesquisa realizada na atividade anterior, leia o slide abaixo e responda as questões:
Clique Aqui: 👉 Grandes Navegações
Questões:
1º Quais eram os perigos imaginários que os navegadores enfrentavam, de acordo com o texto?
2º Cite 3 perigos reais que os navegadores enfrentavam durante as Grandes Navegações.
3º Quais eram os principais produtos de luxo e especiarias que os europeus buscavam no Oriente?
4º Como a unificação política de Portugal, sob a dinastia de Avis, e da Espanha, com o casamento da rainha Isabel I e de Fernando II, contribuiu para o pioneirismo desses países nas navegações?
5º Cite o nome de 4 grandes navegadores e o feito de cada um, de acordo com o texto.
6º O que o Tratado de Tordesilhas estabeleceu para dividir as novas terras descobertas entre Portugal e Espanha?
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
ATIVIDADE I
EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA - (03/09/2025)
Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre a Expansão Marítima Europeia (XV-XVII).
Material Complementar:
ATIVIDADE IV
IDADE MÉDIA - (12/08/2025)
Leia o slide abaixo e responda as questões:
Clique Aqui: 👉 Slide sobre a Idade Média
Questões:
1º - Com base no documento, como a Idade Média é dividida temporalmente e quais são os marcos que definem o início e o fim desse período histórico?
2º - Descreva como a percepção do tempo na Idade Média se diferencia da percepção moderna, mencionando quem detinha o controle sobre o tempo e quais instrumentos eram utilizados.
3º - Explique o papel da Igreja na vida sexual e matrimonial dos medievais, citando exemplos de como ela supervisionava essas atividades e quais práticas eram combatidas.
4º - Descreva as principais diferenças na alimentação da aristocracia e da classe camponesa na Idade Média. Quais fatores explicam essas diferenças?
5º - De acordo com o texto, como a visão da morte mudou para as pessoas medievais? O que causou essa mudança?
ATIVIDADE III
ROMA ANTIGA - (29/07/2025)
Leia o texto abaixo e responda as questões:
Clique Aqui: 👉Texto sobre Roma Antiga
Questões:
1º - De acordo com a lenda, como Rômulo e Reno, os fundadores de Roma, foram salvos após serem jogados no rio Tibre?
2º - Quais eram as três classes principais sociais na Monarquia Romana?
3º - Quais foram algumas das conquistas dos plebeus durante a República Romana, resultantes de suas revoltas?
4º - O que foram os Triunviratos e quem os compunha?
5º - Qual evento marcou a desintegração do Império Romano do Ocidente e em que ano ocorreu?
Material Complementar:
Da Crise da República ao Fim do Império Romano
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
ATIVIDADE II
GRÉCIA ANTIGA - (16/07/2025)
A partir de pesquisa prévia e do slide da Atividade passada, responda:
1º - Quais foram os primeiros povos que se estabeleceram na Hélade a partir de 2.000 a.C e deram origem aos helenos?
2º - Descreva a organização social de Esparta, mencionando as três classes sociais e suas principais características.
3º - Quais eram as principais funções sociais da Gerúsia e do Conselho dos Éforos na gestão do Estado Espartano?
4º - Quais foram as reformas implementadas por Drácon e Sólon em Atenas?
5º - Quem era considerado cidadão na democracia ateniense e quem não possuía direitos políticos?
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
ATIVIDADE I
GRÉCIA ANTIGA - (09/07/2025)
Leia o slide no link abaixo e copie o assunto em seus cadernos:
Clique Aqui: 👉 Slide sobre A Grécia Antiga
Material Complementar:
Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.
Comentários
Postar um comentário