Atividades do 1º Ano (História)

 HISTÓRIA


Este espaço é destinado às postagens de atividades da disciplina História, para os alunos do 1º Ano A e B Vespertino. 




III UNIDADE



 ATIVIDADE III

REFORMA PROTESTANTE - (30/09/2025)


Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre a Reforma Protestante.


Material Complementar: 

As Reformas Religiosas



Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.




 ATIVIDADE II

RENASCIMENTO EUROPEU - (17/09/2025)


Após pesquisa realizada na atividade anterior, leia o slide abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉Renascimento Cultural

Questões:

1º O que foi o Renascimento e em qual período da história ele ocorreu?

2º Qual a principal diferença entre a forma como as pessoas eram vistas na Idade Média e na Idade Moderna, segundo o texto?

3º Quais cidades italianas foram importantes para o movimento renascentista? 

4º Cite quatro características da arte renascentista. 

5º Além de pintor, quais outras habilidades artísticas Leonardo da Vinci e Michelangelo possuíam?


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.



 ATIVIDADE I

RENASCIMENTO EUROPEU - (03/09/2025)


Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre o Renascimento Europeu (XIV-XVI).




Material Complementar:

 Os Tempos Modernos e o Renascimento 


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.







                              II UNIDADE


ATIVIDADE IV

IDADE MÉDIA - (12/08/2025)



Leia o slide abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉 Slide sobre a Idade Média

Questões:

1º - Com base no documento, como a Idade Média é dividida temporalmente e quais são os marcos que definem o início e o fim desse período histórico?

2º - Descreva como a percepção do tempo na Idade Média se diferencia da percepção moderna, mencionando quem detinha o controle sobre o tempo e quais instrumentos eram utilizados.

3º - Explique o papel da Igreja na vida sexual e matrimonial dos medievais, citando exemplos de como ela supervisionava essas atividades e quais práticas eram combatidas.

4º - Descreva as principais diferenças na alimentação da aristocracia e da classe camponesa na Idade Média. Quais fatores explicam essas diferenças?

5º - De acordo com o texto, como a visão da morte mudou para as pessoas medievais? O que causou essa mudança?




ATIVIDADE III 

ROMA ANTIGA - (29/07/2025)


Leia o texto abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉Texto sobre Roma Antiga

Questões:

1º - De acordo com a lenda, como Rômulo e Reno, os fundadores de Roma, foram salvos após serem jogados no rio Tibre?

2º - Quais eram as três classes principais sociais na Monarquia Romana?

3º - Quais foram algumas das conquistas dos plebeus durante a República Romana, resultantes de suas revoltas?

4º - O que foram os Triunviratos e quem os compunha?

5º - Qual evento marcou a desintegração do Império Romano do Ocidente e em que ano ocorreu?


Material complementar:

O Mundo Romano: da Monarquia à República

Da Crise da República ao Fim do Império Romano


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.




ATIVIDADE II

 GRÉCIA ANTIGA - (16/07/2025)


A partir de pesquisa prévia e do slide da Atividade passada, responda:

1º -  Quais foram os primeiros povos que se estabeleceram na Hélade a partir de 2.000 a.C e deram origem aos helenos?

2º - Descreva a organização social de Esparta, mencionando as três classes sociais e suas principais características.

3º - Quais eram as principais funções sociais da Gerúsia e do Conselho dos Éforos na gestão do Estado Espartano?

4º - Quais foram as reformas implementadas por Drácon e Sólon em Atenas?

5º - Quem era considerado cidadão na democracia ateniense e quem não possuía direitos políticos?


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.



ATIVIDADE I

GRÉCIA ANTIGA - (09/07/2025)


Leia o slide no link abaixo e copie o assunto em seus cadernos:

Clique Aqui: 👉 Slide sobre A Grécia Antiga


Material Complementar:

O Mundo Grego: de Creta à Grécia Heroica

O Mundo Grego: Grécia Antiga, Clássica e Helenística



Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.

Comentários

  1. Professor Boa tarde e preciso fazer os desenhos que tá no slide?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Só precisa copiar os textos! Qualquer dúvida, é só perguntar aqui nos comentários.

      Excluir
  2. Poder ser Qualquer cor de caneta ??

    ResponderExcluir
  3. Oi professor Boa Tarde,o slide sobre o Renascimento Europeu é pra Copiar os Assuntos do Slide Também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A atividade pede apenas, que leia o slide e responda as questões.

      Excluir
    2. Olá! A atividade pede apenas, que leia o slide e responda as questões.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas