Atividades do 2º Ano (História de Meus Ancestrais)

 HISTÓRIA DE MEUS ANCESTRAIS


Este espaço é destinado às postagens de atividades da disciplina História de Meus Ancestrais, para os alunos do 2º Ano A, B, C e D Matutino e 2º Ano A e B Vespertino. 




III UNIDADE



 ATIVIDADE III

RACISMO CIENTÍFICO NO BRASIL - (30/09/2025)


Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre o Racismo Científico no Brasil.


Material Complementar: 

Darwinismo Racial


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.



 ATIVIDADE II

MOVIMENTO ANTIESCRAVAGISTA NO BRASIL - (17/09/2025)


Após pesquisa realizada na atividade anterior, assista o vídeo abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉 Abolicionismo e o Fim da Escravidão

Questões:

1º Quais eram os interesses das oligarquias que impediram o Brasil de abolir a escravidão logo após a sua Independência?

2º Quem foram Luiz Gama, José do Patrocínio e André Rebouças e qual foi a sua importância no movimento abolicionista?

3º O que aconteceu com o comércio de escravos no Brasil após a extinção do tráfico transatlântico em 1856?

4ºDe que maneira a Guerra do Paraguai contribuiu para impulsionar o movimento abolicionista no Brasil?

5º Como o vídeo utiliza a comparação com os Estados Unidos para demonstrar o legado da escravidão no presente? 


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.



 ATIVIDADE I

MOVIMENTO ANTIESCRAVAGISTA NO BRASIL - (03/09/2025)


Faça uma pesquisa em seu caderno, com pelo menos 4 páginas, sobre a Movimento Antiescravagista no Brasil, no século XIX.


Material Complementar:

                                                    O Abolicionismo e o Fim da Escravidão


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.




II UNIDADE



ATIVIDADE IV

RESISTÊNCIA NEGRA NO BRASIL - (12/08/2025)


Leia o texto no link abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉 Texto sobre Resistência Negra no Brasil

Questões:

1º - De que maneira a visão de "índio amante da liberdade" e "negro conformado com a escravidão", propagada por autores como Varnhagen e Gonçalves Dias, serviu aos interesses da concepção do Estado Nacional burguês no Brasil?

2º - Além de Palmares, quais outras formas de resistência e outros quilombos o texto menciona? O que esses exemplos nos ensinam?

3º - O documento descreve o assassinato de senhores por escravos. Quais foram as razões para esses crimes, de acordo com o texto, e qual era a percepção da imprensa e dos senhores sobre esses atos?

4º - Como o texto explica que o suicídio dos escravos não era um sinal de fraqueza, mas sim um ato de revolta?

5º - Como o texto descreve as revoltas de escravos, como a Balaiada e os levantes na Bahia, e qual a importância de levar esses movimentos em consideração para entender o fim da escravidão no Brasil?



ATIVIDADE III

 RELIGIOSIDADE AFRO-BRASILEIRA - (28/07/2025)


Leia o slide no link abaixo e responda as questões:

Clique Aqui: 👉  Slide sobre Religiosidade Afro-brasileira

Questões:

1º - O que é sincretismo religioso e como ele se manifesta no Brasil?

2º - Quais são as principais características dp Candomblé e da Umbanda, e como essas religiões se relacionam com as crenças africanas e europeias?

3º - Quem são os Orixás e qual o seu papel nas religiões de matriz africana?

4º - De que forma a repressão dos colonizadores portugueses influenciou o desenvolvimento do Candomblé no Brasil?

5° - Descreva o papel de Olorum na Umbanda e na mitilogia Iorubá, e o mito de c riação dos seres humanos por Oxalá.


Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.



ATIVIDADE II

 CULTURA AFRICANA - (16/07/2025)


A partir de pesquisa prévia e do slide da Atividade passada, responda:

- Segundo o slide, qual é o conceito de cultura e como ela é transmitida às gerações seguintes?

2º - De que forma os africanos escravizados no Brasil, apesar de serem forçados a abandonar suas crenças e hábitos, conseguiram introduzir e manter aspectos de sua cultura?

3º - Cite quatro exemplos de influência africana na culinária brasileira mencionados no slide e aponte o seu preferido.

4º - De que maneira a língua portuguesa falada no Brasil foi influenciada pela cultura africana, e quais exemplos de palavras de origem africana são mencionados no texto?

5º - Identifique e descreva os três instrumentos musicais africanos mencionados no slide.



Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.


ATIVIDADE I

CULTURA AFRICANA - (09/07/2025)


Leia o slide no link abaixo e copie o assunto em seus cadernos:

Clique Aqui: 👉 Slide sobre Cultura Africana


Material Complementar:

Influência Africana na Cultura Brasileira



Obs: As atividades realizadas pelos alunos serão solicitadas em momento oportuno. Portanto, mantenham seus cadernos atualizados. Dúvidas podem ser tiradas nos comentários abaixo.

Comentários

  1. Prof é pra copiar o slide também sobre religiosidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Neste momento, não precisa. Responda só o questionário.

      Excluir
  2. Bom dia professor, o senhor pode me responder se é copiar o texto ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Atividade I pede para copiar o slide em seu caderno. As outras atividades, basta copiar as perguntas e respondê-las.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas